quarta-feira, janeiro 21, 2004

Os etruscos

Os etruscos na minha opinião são os bizantinos da antiguidade; fala-se sempre da importância da transmissão da cultura clássica à Europa via os árabes, esquecendo-se os bizantinos. Diz-se que os romanos copiaram os gregos, ignorando os etruscos. No primeiro caso é má consciência, no segundo é esquecimento.
Heródoto escreveu que os etruscos tinham vindo da Ásia no séc. XII AC. para a Etrúria (que corresponde aproximadamente à Toscânia em Itália) . Os historiadores até muito recentemente calculavam que essa migração se dera no séc. VIII AC. Actualmente alguns autores sugerem que os etruscos seriam os povos pré-indo-europeus que residindo nessa zona, mercê de várias influências, teriam criado uma civilização original. Ou seja, não se tem certeza de nada.
O que se sabe exactamente? Era um povo que falava uma língua que não pertence à família indo-europeia (o grego, latim, germânico são exemplos dessa família), que não é aparentada com línguas conhecidas, e não se decifra. Conhece-se o alfabeto, e numerosas palavras mas a estrutura da língua é um mistério (só restarem pequenas frases em túmulos e estátuas não ajuda, uma vez que a literatura desapareceu toda).
Eram uma civilização urbana e sofisticada. Possuíam uma aristocracia que dominava as cidades, que se associavam em ligas. No seu apogeu, estenderam-se do norte junto ao rio Pó, até à Campánia no sul de Itália. Dominaram o comércio do mediterrâneo ocidental até enfrentarem os gregos que lhes arrebataram esse domínio. Em terra, viram os celtas quebrar o seu predomínio (séc. IV AC), o que os enfraqueceu perante o poder crescente de uma sua criação, Roma, que acabou por os submeter no séc. III AC.
No exército, usavam a formação e equipamento hoplita, composta por tropas divididas segundo a sua categoria social, acrescidos de mercenários, normalmente gregos ou italiotas (os romanos achavam que eles só valiam mesmo pelo número, porque a qualidade e homogeneidade deixavam muito a desejar). Uma vez conquistados, foram aliados perfeitamente fieis.
Para além da sua aristocracia, possuíam uma importante classe mercantil e artesanal.

1 comentário:

Edson disse...

Uma publicação muito popular no Brasil: a revista Galileu, afirma que a Grècia é o berço do Ocidente.Outra publicação também muito popular: a revista Super Interessante, afirma que Esparta foi injustiçada e ela é que é o berço do Ocidente e da democracia.O erro das duas revistas é supervalorizar o legado grego.
O professor Francisco de Assis Silva afirma em seu livro História Geral:"Os romanos herdaram dos etruscos os símbolos do poder e da autoridade,as técnicas de constução de estradas e de instalações sanitárias, a metalurgia, a arte da cerâmica e o estilo arquitetônico."
Francisco de Assis Siva, História Geral,Editora Moderna LTDA,1991, São Paulo - SP - Brasil
Foi publica no suplemento mais!, da Folha de S.Paulo, da edição de8 de outubro de 2000, o ensaio do Professor Michael Lind, intitulado "A Segunda Queda de Roma", que critica a perda de prestígio da cultura romana no Ocidente e a execessiva valorização da herança grega.