terça-feira, novembro 22, 2005

Flautista de Hamelin

Ando a ler "A World Lit Only By Fire", de William Manchester. A obra não prima pelo rigor científico: o autor era perito em história contemporânea (Churchill, nomeadamente) e só escreveu este livro sobre o fim da Idade Média e o Renascimento por mero acaso. Contudo, lê-se muito agradavelmente, estando muito bem escrito e cheio de episódios pitorescos.
Contudo, alguns destes episódios suscitam-me dúvidas. Por exemplo, Manchester afirma que a história do Flautista de Hamelin é baseada num caso verídico, de um psicopata e pedófilo que atrairia as crianças para as violar e matar. O relato não especifica as fontes (uma grande lacuna do livro), pelo que desconheço a origem da história. Após alguma pesquisa descobri que, de facto, haverá algum episódio real que terá inspirado a história, mas julgo não haver dados suficientes para se poderem fazer este tipo de afirmações.
Algum sabe mais alguma coisa sobre este caso?

3 comentários:

Anónimo disse...

mentirosoooo
foram os irmãos grimm que criaram essa história e o flautista não era um psicopata pedófilo ele jogou as crianças numa caverna e as trancou la e se mandou por causa que não pagaram para ele e por isso ele deu uma lição no prefeito dããã lê direito a história antes de dizer uma mentira tão grande dessas e pensa bem seu imbecil.
bejo ;* (obs: é fato real.. dizem que se escutam vozes dessas crianças gritando)

Anónimo disse...

O comentário acima é chocante
quem quer que tenha escrito deveria envergonhar-se
Em primeiro lugar os Grimm não criaram o conto , o reescreveram
e sua observação é ridicula e contraditória em vista que se afirma ser uma "História" criada por eles não pode ser um FATO.

obs: Não se escreve fato real... a palavra fato já identifica que ele é real.

Luiz Fernando disse...

Sim, eu já ouvi essa versão, de que o flautista havia violentado e matado as crianças na caverna, o que não é muito difícil de ser verdade essa versão, pois a branca de neve já chegou a fazer strip-tease pro lobo aushaushausahsuh