terça-feira, março 08, 2005

Caravaggio

Há uns anos atrás fiz uma viagem a Itália. Numa igreja em Roma (seria S.Luís dos Franceses? Não me recordo), junto a um altar estava um quadro de Caravaggio de que não conseguia ver nada por estar muito escuro; compreendi que teria de introduzir uma moeda (de não sei quantas liras) numa ranhura para se acender uma luz e poder ver o quadro. A luz deve ter estado ligada uns 20 segundos mas pareceram-me uns 5. Li hoje que foi feita uma exposição de quadros desse autor; para me vingar, aqui vai um link com quadros seus em que o leitor nada terá de pagar: http://www.artchive.com/artchive/C/caravaggio.html#images

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois e! Tambem a mim me apetecia estar agora em Londres para ver esta exposicao...

Jorge Palinhos disse...

Estás enganado. Nessa igreja (sim, S. Luís dos Franceses) estão três quadros do Caravaggio: o Chamamento de S. Mateus, a Inspiração S. Mateus e o martírio de S. Mateus (fabulosos o primeiro e terceiro).
Podes vê-los aqui: http://www.wga.hu/html/c/caravagg/04/index.html

Não tenho a certeza que fosse preciso por a moeda. Pelo menos quando vi, a luz acendia e apagava ciclicamente mas era para não danificar as pinturas.