sexta-feira, setembro 01, 2006

O Império Holandês-II

A nível religioso, os países baixos tinham uma situação complexa. Os mercadores, os artesãos e parte da população trabalhadora das cidades da Holanda e Zelândia eram calvinistas, mas a pequena nobreza das restantes províncias e os camponeses mantinham-se católicos; calcula-se que fossem pelo menos 50% ainda no séc. XVII; os calvinistas “ortodoxos” seriam 1/3 e calvinistas de outras tendências, luteranos e judeus o resto. Embora o calvinismo fosse a única religião aceite teoricamente, as restantes acabavam por ter de ser toleradas. Os católicos eram suspeitos de favorecerem os espanhóis e estavam proibidos de exercer o seu culto, exercerem cargos públicos, terem edifícios específicos para o seu culto. Na realidade, com um pagamento às autoridades locais, praticavam o catolicismo sem entraves (excepto em períodos muito específicos). Para as restantes confissões a situação era semelhante embora com menos pressões.
O recrutamento dos soldados e marinheiros para o ultramar era feito nas camadas mais pobres da população, maioritariamente na Holanda e Zelândia (o que implicava que apenas duas das províncias contribuíssem; as restantes contribuíam quando o território pátrio era ameaçado); muitos dos soldados eram católicos, levando a uma enorme desconfiança dos seus superiores. Raramente sendo o seu número suficiente, completavam-se com estrangeiros (franceses huguenotes, ingleses, valões, alemães, escandinavos, e por vezes até portugueses). A disciplina era mantida de forma impiedosa (tendo as tropas uma propensão para desertar quando as coisas corriam mal), sendo de forma geral mais disciplinadas e obedientes que as ibéricas (raramente se amotinavam, normalmente desertavam). Depois os oficiais queixavam-se de que os marinheiros tinham uma enorme propensão a estarem bêbados, atiravam-se a todas as prostitutas que encontravam e não ligavam à religião. Para manter a competitividade da marinha mercante holandesa (utilizo este termo propositadamente), os salários eram mantidos mais baixos do que em qualquer outro país do norte da Europa. Os saques eram proibidos, fazendo-se uma inventariação do que era confiscado em favor das companhias (deste modo os soldados perdiam mais um incentivo a combater, embora lá conseguissem roubar alguma coisa sem os oficias verem, ou com a cumplicidade destes).
Ora outro problema que os países baixos enfrentavam era o baixo número de pregadores. Só seguia essa carreira quem normalmente tinha vocação (a falta de incentivos económicos e de prestigio impedia os oportunistas de seguirem essa via). A população (mesmo a calvinista) raramente via com bons olhos os pregadores que eram habitualmente extremistas, contentando-se com um culto comunitário feito pela população local; como as restantes comunidades religiosas não contribuíam, o número possível de pregadores a ser sustentado tinha de ser necessariamente baixo (nos países baixos existiam ao todo cerca de 2000 pregadores, enquanto que as irmãs católicas ultrapassavam os 10000).
Isto teve consequências na evangelização do império (que não sendo um objectivo inicial, acabou por ser tentado), pois com poucos pregadores disponíveis à partida, o número dos que aceitavam ir para as colónias ainda era mais reduzido (e parte deles morria nas viagens). Isto levava a que a sua influência fosse mínima, pois os católicos enviavam grande quantidade de missionários. Em zonas conquistadas aos portugueses, os “fieis” indígenas tinham de ser obrigados a assistir ao culto calvinista pela força senão fugiriam para a presença de padres clandestinos. Para além da questão numérica, todo o aparato da liturgia católica (por oposição à austeridade protestante) e a especial reverência dada aos sacerdotes católicos (semelhante ao respeito aos sacerdotes Hindus, budistas e outras religiões) contrastava com o ar de pequeno funcionário subalterno da companhia dos pregadores (que era o que na realidade eram e tratados com a respectiva desconsideração pelos superiores da companhia).
O principal resultado, foi que muitas zonas não sendo convertidas pelos holandeses, e privados da influência católica acabaram por reação ser convertidas ao islamismo (o caso da indonésia é o mais flagrante).

Sem comentários: