terça-feira, maio 10, 2005

Jogo musical-X

A música Pop é de todos os géneros o mais difícil de definir e limitar, de tão abrangente que é. Mesmo tentar limitar cronologicamente é difícil. Música que seja ligeira (ou seja menos complexa) e popular (eufemismo para música que agrade as massas), embora muitas vezes a música não seja nem simples ou popular. Também o género pop tem o hábito de ser muito facilmente influenciável por outros géneros que momentaneamente estejam em moda (do jazz à salsa), o que a torna difícil de diferenciar. Em Itália existem árias de ópera que correspondem a essa descrição. Na primeira metade do século XX, cantores como Maurice Chevalier ou Marlene Dietrich também cantariam música ligeira muito popular. Esse género de música ligeira iria fluir por toda a Europa (em Portugal tivemos o nacional cançonetismo que ainda se ouve nalgumas rádios regionais), até se estancar com a nova música anglo-saxónica. Os norte-americanos tinham transformado a venda da música numa indústria em grande escala, com companhias que tratavam da venda de discos, concertos, promoção a um nível que na Europa nem se imaginava. Depois da II Guerra Mundial, um novo género musical influenciaria muito o pop: o rock & roll. Nas décadas de 70 e 80, os espectáculos começam a tornar-se mais sofisticados: a mera presença do actuante (por muito exuberante que fosse) já não chega. Luzes, roupas, bailarinos, efeitos sonoros intervém quer nos espectaculos quer nos videos que se tornam nos anos 80 parte fulcral da música (creio que o clipp que teve mais impacto deve ter sido "Thriller" de Michael Jackson). Até à actualidade será o género musical dominante, dado que tem uma quase omnipresença nas rádios, tabelas e televisões; gerações inteiras de adolescentes não conhecem praticamente outro género musical. Mas entre Paul Anka (1957-Diana), Jethro Tull (1969-stand up), até Madona e Britney Spear que longo caminho.
Como escolha, coloco o tema "moonlight shadow" de Mike Oldfield: não só pelo tema em sí, mas também por todo o cuidado que se colocou na produção dos "sucedâneos".

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