segunda-feira, outubro 25, 2004

Jogo Musical-VII

Para novo género musical, escolhi o Tango. Intérprete: Carlos Gardel (1890-1935). Música: Mi noche triste.
O Tango é um estilo que tal como outros da América, é de discutível origem. Provavelmente baseado em temas cantados pelos imigrantes italianos na argentina, misturado com música creoula, era tocado em bares frequentados por marinheiros, dançado nos bordeis até se espalhar pelas ruas populares. Quando as elites aceitaram-no, já era a música nacional. O tango fala de amor, da perda do objecto amado, do desgosto. Com o tempo surgiram diferentes tipos de tango, internacionalizou-se, de instrumental passou também a ser cantado, foi transformado em dança de salão respeitável (tal como a valsa, a salsa e quase tudo o que se dança fora de uma discoteca).
Carlos Gardel era filho de emigrantes franceses. Começou a cantar em bares músicas populares, até que decidiu cantar temas de tango (que até então como disse eram apenas instrumentais). Com “Mi noche triste” em 1917 obteve um sucesso retumbante por toda a América latina, que se prolongou nas décadas de 20 e 30, participando mesmo em filmes; morreu no auge da fama num acidente de avião (quem pensa que as mortes trágicas de ídolos da música foram inventados pelas estrelas do rock nos anos 50, poderia apanhar uma grande desilusão).
Infelizmente não consegui arranjar um "sample" dessa música (embora já a tenha ouvido) e portanto terão de contentar com outros êxitos.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B000001H8X/qid=1098719344/sr=1-21/ref=sr_1_21/002-0574681-6592811?v=glance&s=music

Sem comentários: