sexta-feira, setembro 10, 2004

Akhenaton-II

Mandou construir a cidade Akhetaten, do nome da divindade (conhecida actualmente como Tel-El-Amarna, o seu nome árabe) para se afastar do clero tradicional e honrar o seu deus. A arte egípcia tornou-se de algum modo mais realista (o retrato de Nefertiti, as deformações e deficiências das pessoas não eram escondidas nos retratos). Mas enquanto mantinha o seu zelo religioso, esquecia-se do mundo temporal: os territórios dos pequenos potentados ao serviço do Egipto iam sendo conquistados pelos Hititas. Sabemos da situação, porque uma extensa correspondência diplomática do Egipto conservou-se numa parte do palácio (a língua usada era o acádico e eram gravadas em tabuinhas). Eis o excerto de uma carta:
“Eu escrevi repetidamente por tropas, mas nenhumas me foram concedidas, e o rei não ouviu as palavras do seu servo. E enviei um mensageiro para o palácio mas ele voltou de mãos vazias- ele não trouxe tropas”.
Ao fim de alguns anos morreu de forma algo controversa (ainda se está para descobrir a sua múmia, apesar de alguns arqueólogos dizerem que ela foi encontrada), sendo sucedido por Tutenkamon (sim, o do túmulo da maldição: provavelmente era um meio irmão de Akhenaton que casou com uma filha deste, morrendo aos 18 anos). A religião tradicional foi restabelecida, o palácio abandonado e a Akhetaten destruída (o que paradoxalmente salvou-a, pois ficaram os alicerces e materiais que teriam sido destruídos, caso se continuasse a construir por cima), e o nome de Akhenaton foi martelado das inscrições e votado à maldição. No entanto, o seu acto revolucionário (fanático ou inovador conforme as preferências), tornou-o relativamente popular perante o auditório moderno, fazendo-se filmes e mesmo uma ópera sobre ele.

Sem comentários: