sexta-feira, abril 16, 2004

Jogo musical-III

A escolha seguinte é terrivelmente complicada: se excluirmos alguns dos génios maiores do séc. XVIII como Bach, Mozart, todos eles com obras importantíssimas, ainda ficam autores fundamentais como Haendel, Haydn, Vivaldi, os Scarlatti pai e filho; creio que se pode dizer que este é um dos períodos mais fecundos da música. Logo, a escolha seguinte é quase aleatória e vai para... as peças de cravo bem temperado de Bach.
A escolha justifica-se porque corresponde a um tipo de obras representativa da época, que eram bastante apreciadas (embora estas na época tivessem passado relativamente despercebidas); a sua carreira também é semelhante à de numerosos músicos seus contemporâneos: pertencente a uma família de músicos luteranos, deambulou pela Alemanha servindo diversos patronos, e ocupando vários cargos: podemos destacar na sua vida que foi organista em Arnstadt, músico de corte em Weimar, director musical em Leipzig (chegou mesmo a compor uma missa para um eleitor católico). Sei que existem outras obras mais geniais quer no domínio profano quer religioso (concertos de Brandemburgo, as cantatas, as paixões ou as variações de Goldberg no seu caso; diversas sinfonias, concertos e óperas no caso de Mozart, só para falar dos casos mais famosos), mas essas peças mais humildes não representando a genialidade ou a revolução, espelham melhor o espírito da época.
Uma chamada de atenção: os links de música que eu faço, tem samples das músicas que escolhi e que podem ser ouvidas, não os coloco para fazer publicidade à amazon; digo isto, porque já me foi perguntado porque é que eu não punha exemplos das músicas.

Sem comentários: