sexta-feira, dezembro 17, 2004

Jogo Musical-VIII

O género musical de hoje vai ser a música tradicional popular (ou folk, ou música do mundo, ou étnica, ou o que o lhe quiserem chamar). E a banda escolhida foram os Chieftains (ainda hesitei entre Ravi Shankara e Kimmo Pohjonen, mas só se pode escolher um...).
É talvez a banda de música tradicional mais conhecida e de maior duração. Se é certo que o interesse da música popular era muito anterior (vários autores eruditos aí tinham bebido fontes de inspiração, mas depois de passar pelas transformações exigidas na sua conversão para música de câmara ou orquestra, de popular pouco tinha...). Surgiu em 1962 fundado por Paddy Moloney, e editaram o seu primeiro álbum no ano seguinte. Tocavam um reportório tradicional irlandês, usando instrumentos tradicionais (na época tornara-se moda usar instrumentos modernos), embora desenvolvessem temas originais. O sucesso da sua participação na banda sonora do filme de 1975 de Kubrik “Barry Lyndon”, ajudou a consolidar a sua reputação. Tocando em digressões e editando mais álbuns, tocavam também com outros músicos e bandas (ou com participações especiais); começaram também a tocar com músicos de outros países e de tradições bem diversas da sua (incluindo música pop). Ainda actuam actualmente (já estiveram em Portugal, infelizmente não consegui o bilhete para o inter-céltico do Porto).
Um tema? É complicado porque as músicas sendo bonitas, e de sonoridade agradável, raramente se destacam entre elas. Talvez o Women of Ireland (por curiosidade, no princípio dos anos 90 um cantor pop cantou esse tema com imenso sucesso).

Sem comentários: