É também uma demonstração do espírito existente nos dois exércitos. No exército prussiano-geermãnico havia um verdadeiro paternalismo (sem ser no seu sentido prejorativo)dos generais para com os seus soldados, a quem chamavam "kinder". Para isto aconselho os livros de Antony Beavor "Estalinegrado" e a "Queda de Berlim", onde escrve um pouco esta relação. Dentro do espírito de Bismarck que afirmava "Bem que os senhores democratas podem tocar em vão a sua flauta quando o povo souber que os príncipes estão preocupados com o seu bem estar." Obviamente que uma coisa era a aristocracia militarista prussiana e outra a ralé austro-bávara.
3 comentários:
Realmete o capacete alemão parece muito melhor.Obrigado
É também uma demonstração do espírito existente nos dois exércitos.
No exército prussiano-geermãnico havia um verdadeiro paternalismo (sem ser no seu sentido prejorativo)dos generais para com os seus soldados, a quem chamavam "kinder".
Para isto aconselho os livros de Antony Beavor "Estalinegrado" e a "Queda de Berlim", onde escrve um pouco esta relação.
Dentro do espírito de Bismarck que afirmava "Bem que os senhores democratas podem tocar em vão a sua flauta quando o povo souber que os príncipes estão preocupados com o seu bem estar."
Obviamente que uma coisa era a aristocracia militarista prussiana e outra a ralé austro-bávara.
Gostei muito desses dois livros, se bem que o Estalinegrado seja de longe superior ao Berlim.
Enviar um comentário