terça-feira, abril 19, 2005

Jogo musical-IX

O género musical de hoje será o rock.
Especialistas apresentam Alan Freed como o inventor da expressão “rock & roll” ao designar um novo tipo de música inventada por negros. Este surge logo em princípios dos anos 50 tendo por base diferentes géneros como os blues, ragtimes, jazz, só para falar dos mais conhecidos. Cantado a princípio por negros, só adquiriu legitimidade quando cantado por brancos (embora diversos negros tivessem sucesso). Bill Halley e os comets (rock around the clock), Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, the Platters, são nomes que se notabilizaram.
É referido habitualmente que o rock tinha um evidente carácter sexual que atraiu os jovens e escandalizou os seus pais, dado o puritanismo da sociedade da época (creio que de facto, boa parte da música profana desde a Idade Média tem forte cariz sexual); no entanto do ponto de vista político era muito mais neutro se o compararmos com o dos anos 60 e 70. À nova geração de 60 (Bob Dylan, Janis Joplin) muito mais interventiva, junta-se uma vaga vinda do outro lado do oceano: os Beatles, os Rolling Stones. Simultanemante, dá-se uma alteração da moralidade e da forma de pensar da época, nomeadamente para a emancipação das mulheres e minorias étnicas. Se o rock como género (embora evoluindo) se manteve até aos dias de hoje assegurando uma boa longevidade, assistiu-se à criação de vários estilos musicais novos que sobrevivem em nichos com maior ou menor sucesso (heavy metal) ou depois desapareceram depois de um breve sucesso (grunge).
Escolher uma música? Roadhouse blues dos Doors. Ainda tem um toque de blues das suas origens, e tem toda a energia que popularizou o estilo. Mas claro que é apenas uma escolha pessoal

Sem comentários: