sexta-feira, dezembro 12, 2003

Kendo

Comecei recentemente a praticar kendo e por isso vou fazer um pequeno post sobre o assunto (o kendo, não sobre a minha experiência).
O Japão ao contrário da Europa no período medieval, desenvolveu verdadeiras escolas de treino no combate à espada (embora os cavaleiros medievais europeus fossem treinados desde a infância, isso era feito de forma informal em casa ou pelo tutor), com filosofias e técnicas distintas, que atraíam estudantes aos melhores mestres. O treino era feito com espadas de madeira, antes de se pegar em espadas. Mas mesmo um golpe de uma espada de madeira além de extremamente doloroso, podia provocar ferimentos razoavelmente graves (crânio e ossos partidos, etc). Com a pacificação do período Tokugawa, procurou-se elaborar um treino geral e comum, e começou-se a utilizar espadas feitas de bambu com armaduras parciais que garantiam um risco quase nulo de ferimentos.
Como técnica de combate procura desferir um golpe o mais depressa possível de modo a incapacitar o adversário, logo, aposta no ataque (compreendem assim melhor aquelas coreografias dos filmes de samurai, em que um combatente por ser mais rápido a mexer-se vence inúmeros adversários?). Não se preocupa assim em defender (ao contrário da esgrima), pois um adversário com os intestinos abertos (no caso de um duelo a sério) não dá mais problemas. Se os combates devido à técnica utilizada são curtos, a extrema exigência em termos físicos, também facilita a sua curta duração.

Sem comentários: