quinta-feira, agosto 09, 2007

Guns, Germs and Steel-V

Um outro capítulo interessante é o de “como os chineses se tornaram chineses”. Aí ficamos a saber que todo o sudeste asiático e ilhas até à Oceânia eram até há uns 10000 anos atrás povoados por povos de tez mais escura (que se podem considerar aparentados aos indígenas da Papua Nova Guiné e austrália). Chamemos-lhes aborígenes. A arqueologia indica que viviam da caça e recolecção, em grupos de pequena dimensão.
Há uns milhares de anos atrás (cerca de 4000 antes de Cristo? Talvez antes?), grupos de asiáticos (que vamos chamar de austronésios que são os antepassados dos Filipinos, indonésios e polinésios) vindos do sul da china espalharam-se lentamente pelo sudeste asiático e ilhas. Como já tinham a agricultura, domesticação de alguns animais e ferramentas mais desenvolvidas, movimentavam-se em grupos maiores e assim puderam absorver/destruir parte dos povos aborígenes que foram encontrando. Entretanto outros grupos como os austroasiaticos (que inclui os Khmers e vietnamitas), os Thai e muitos outros vindos do norte da china (que falavam diversas línguas não aparentadas entre si) ainda mais desenvolvidos espalharam-se também pelo sul da China e conseguiram absorver/destruir os austronésios que encontraram. Por sua vez, um outro grupo no norte da China que podemos chamar de chineses propriamente ditos, começaram a criar estado organizados, desenvolvendo armas de bronze e depois ferro, criaram cavalos, desenvolveram a escrita, cidades, fortalezas, cortes, enfim tudo o que associamos à china, começaram depois de 1000 AC a conquistar o sul da China. Esses diversos reinos Chineses descreviam os do sul (constituídos por austronésios/asiáticos) como selvagens que viviam primitivamente, tatuavam-se e não tinham estados organizados. Os austronésios acabaram por desaparecer na China e sudeste asiático (no sul da china os austronésios foram absorvidos culturalmente, mas do ponto de vista físico deixaram marcas, havendo uma diferença entre os habitante do norte e sul da china, resultando da fusão de chineses do norte com austronésios, austroasiaticos e outros) e só conseguiram sobreviver nas ilhas da Ásia e oceânia (numa vasta área, que vai de Taiwan até à ilha da Páscoa, passando por Madagáscar); os austroasiaticos e afins espalharam-se pelo sudeste asiático onde ainda vivem actualmente.

E os aborígenes? Alguns conseguiram sobreviver na Malásia e Filipinas em pequenos grupos, na Nova Guiné (onde são a maioria) e na Austrália (onde são uma minoria, mas aqui o problema foi a colonização branca).

Sem comentários: