segunda-feira, dezembro 01, 2003

A Caaba

Aproveitando o recente findar da festa do Ramadão, aqui lanço umas pistas sobre o Santuário da Cidade Santa Muçulmana que é Meca: A (Al-)Kaaba, que contém nela a Pedra Negra, um meteorito semelhante a um bétilo.
A palavra etimologicamente designa o que é quadrado, mas também os seios de uma virgem, e foi relacionada ao nome da deusa Kaabou, dado poe Santo Epifânio à deusa virgem, mãe de Dusares. Essa estrutura quadrada, na qual foi integrada a Pedra Negra no tempo de Maomé, abrigaria um bétilo, simbolo da deusa-mãe. Durante a época pré-islâmica o santuário foi contornado pela muralha sagrada (Hâram) e estava coberto por um tecido que foi queimado na juventude de Maomé, antes de ter iniciado a sua missão religiosa. Não sendo possível qualquer qualquer escavação no local, é difícil determinar a época da fundação do santuário, apesar das várias propostas. A sua construção deve ter-se iniciado pelo início da nossa era, embora o culto da Pedra Negra seja muito anterior. Segundo as tradições muçulmanas, influenciadas pelos textos bíblicos, situam neste santuário o sacrifício do filho de Abraão , e que lhe atribui a sua construção. A sua origem nabateia é possível, embora não tenha sido demonstrada. O santuário está ligado à fundação de Meca, em redor de um ponto de água, importantíssima na região desértica que medeia as regiões do Sul, produtoras de incenso, e a actual Jordânia, aonde chegavam as caravanas. O nome dessa nascente, Zamzam, foi ligado ao da divindade suméria Zababa. Seja como for, possuía um carácter sagrado que permitiu a fundação do santuário com o seu bétilo. Durante os séculos que precederam o islamismo, a Caaba tornou-se, certamente por questões económicas e em consequência da ascendente importância da família Quraychitas na Arábia, um lugar de peregrinação para numerosas tribos árabes. No seu Harâm estavam representadas todas as divindades da antiga Arábia e dos países vizinhos, trezentas e sessenta no total, quer sob a forma de bétilos ou de estátuas, quer pintadas. Assim, via-se aí uma representação de Jesus (Isa) e da virgem maria.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu só quero saber o que é CAABA e a sua importancia é urgente para a escola se alguem saber mande para meu msn que é laylife10@hotmail.com